Planejamento semanal das aulas


Alterei a ordem dos itens - ordem reversa, o mais recente é o primeiro.
  1. Estamos aqui!
    A lista 07 se encontra na página (com um dia de atrazo). Esta é a versão com duas páginas por folha a4. Esta é a versão com uma página por folha a4. Apesar do meu atrazo de um dia, espero que aceitem manter a data de entrega para o dia 17.
  2. Os gabaritos das listas 01, 02, 03, 04, 06 se encontram aqui.
    1. gabarito da lista 01
    2. gabarito da lista 02
    3. gabarito da lista 03
    4. gabarito da lista 04
    5. gabarito da lista 06

  3. A sexta lista se encontra na página. Esta é a versão com duas páginas por folha a4. Esta é a versão com uma página por folha a4.
    A entrega da lista 06 fica adiada para a próxima semana para que tenhamos oportunidade de uma discussão completa da mesma.
    Na próxima aula pretendo fazer a tradução para C++ do programa campo_vetorial02.py.
    No link "programas" há uma nova versão do programa campo_vetorial02.py, neste versão isolei a função EntradaDados() colocando Malha = [-10,10,-10,10,5,1000,0.01, 0.01] = [a,b,c,d,C,N,delta,epsilon].
    Também criei uma função Main() ao final que chama as funções em ordem. Desta forma fica mais fácil a entrada de dados para fazer experimentos. Ainda não sei porque o programa não está funcionando com outras equações.
    Na próxima aula vou transformar campo_vetorial02.py em um programa em C++. Mas antes de fazê-lo, para atender os que não tenham experiência com C++, vou discutir o programa Class.cc que se encontra no link "programas".
    Palavras chave: campo conservativo, campo escalar, campo vetorial, diferencial exato, integral de linha, integral múltipla

    O objetivo desta linha é dar-lhe experiẽncia com integrais de linha, parametrização de curvas, campos vetoriais como derivadas de campos escalares. É a preparação para o teorema de Green.
    A lista foi revisada. Este texto, está muito próximo da exposição feita em aula sobre integral de linha, está é versão com uma página por folha a4. Esta é a versão com duas página por folha a4.
    Os programas DiferencialExata.py, riemann.py, que se encotnram no link "programas" forma usados na preparação da lista seis e deste texto.
  4. A quinta lista está aqui. Esta é a versão com duas páginas por folha a4. Esta é a versão com uma página por folha a4.
    O objetivo é mostrar qual é a Matemática necessãria para colocar um módulo espacial em órbita de um planeta no espaço. Não vamos poder resolver esta questão aqui uma vez que se trata de um problema que envolve diversos aspectos das ciências (química, aeronática, controle remoto, informática e também Matemática). A parte Matemática de uma certa forma está desenvolvida na lista. Mas o real objetivo é criar motivação para o Teorema da Função Implícita como instrumento de Matemática Aplicada e Computacional para resolver algumas equações diferenciais aproximadamente.
    palavras chave: derivada direcional, gradiente, integral de linha, módulo espacial, Teorema da Função Implícita, vetor tangente,
  5. A quarta lista está aqui. Esta é a versão com duas páginas por folha a4. Esta é a versão com uma página por folha a4.
    palavras chave: Curvas, curvas no espaço, derivada implícita, gnuplot e curvas, gradiente, integral de curvas, regra da cadéia
  6. http://www.multivariado.sobralmatematica.org/
  7. A terceira lista está aqui. Esta é a versão com duas páginas por folha a4, e esta é a versão com uma página por folha a4. O assunto é curvas no espaço, vamos estudar como é possível planejar o caminho de um móvel submetido à gravitação universal. Não posso garantir que ao final desta lista você estará plenamente capacitada para um tal planejamento, mas saberá por onde começar o trabalho.
    Este é um texto de apoio a esta lista, aqui a versão com duas páginas por folha a4, e aqui a versão com uma página por folha a4 Eu ainda vou indicar um texto de apoio à lista, volte para ver este detalhe.
    palavras chave: curvas, derivada implícita, plano tangente, reta tangente, vetor perpendicular, vetor tangente, parametrização, variedade de dimensão n, variedade linear tangente.
  8. A segunda lista está aqui para que seja entregue na próxima terça-feira, dia 26 de março, conforme combinamos. Esta é a versão com duas páginas por folha a4, melhor para imprimir (se for necessário).

    Aqui está a segunda lista em formato uma página por folha a4, melhor para visualisar num terminal.
    A lista ainda não está na forma final, ainda a estou editando, mas já se encontra aqui para que você comece a trabalhar. Quando estiver pronta, esta observação irá desaparecer. Comentários sobre erros são bem vindos, inclusive erros de sintaxe ou ortografia.
    O assunto Introdução à integral dupla que está sendo precedido de uma revisão da integral simples.
    O texto de apoio a esta lista está aqui, esta é a versão com duas páginas por folha a4. Esta é a versão do texto de apoio com uma página por folha a4 (melhor para visualisar num terminal).
  9. A lista 01 tem por objetivo relembrar alguns conceitos do Cálculo I, e está na página para ser usada nas aulas da primeira semana Leia o texto de apoio à lista.
    Entrega no dia 18 de Março.

    Por favor, observe o nome correto para os arquivos, por exemplo, o nome de arquivo "lista 01.doc" não é possível aceitar, porque haveria 20 ou 30 arquivos com este mesmo nome!

Atualizada na segunda-feira dia 11 de junho de 2013, 13:37